Você sabia que o tabaco prejudica a sua visão?

• Cuidados, Doenças Oculares, Dr. Francisco Grupenmacher, Dr. João Guilherme O. Moraes, Notícia, Saúde

Com mais de 4.700 substâncias tóxicas, não é novidade que o cigarro faz muito mal à saúde. O que pouca gente sabe é que o uso de tabaco pode agravar o quadro de diversas doenças oculares, inclusive as que levam à cegueira irreversível. Entre as doenças mais comuns provocadas pelo tabagismo está a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), a catarata e a síndrome do olho seco.

A DMRI ataca a retina, parte posterior do olho, e o cigarro aumenta sua oxidação, levando ao processo degenerativo da mácula, região onde são definidas as formas, cores e rostos. Com a progressão da doença, podem surgir vasos sanguíneos anormais e lesivos no local, que sangram com facilidade e levam ao comprometimento da visão.

“A Degeneração Macular Relacionada à Idade é a principal causa de cegueira irreversível em idosos. Apesar de não ser exclusivamente decorrente do tabagismo, a probabilidade de o fumante desenvolver a doença é três vezes maior do que um não fumante”, alerta o Dr. João Guilherme de Moraes, chefe do setor de retina da Oftalmoclínica Curitiba.

Outra doença relacionada à idade, mas reversível, a catarata é a opacificação do cristalino, lente natural do olho, resultando na perda progressiva da visão. Os tabagistas têm a possibilidade de desenvolver a doença mais cedo e de forma mais intensa, pois ao fumar, a pessoa inala substâncias químicas da fumaça que podem alterar o metabolismo do cristalino. “Podemos observar em alguns pacientes fumantes a manifestação da doença já em torno dos 50 anos”, comenta Francisco Grupenmacher, membro da Associação Brasileira de Catarata.

Segundo Grupenmacher, a própria exposição à fumaça do cigarro é um agravante para a síndrome do olho seco, diminuindo a lubrificação e levando à secura dos olhos. O médico fala ainda, que as substâncias contidas no tabaco também podem alterar a composição da lágrima: “Existe uma enzima presente no filme lacrimal denominada lisozima que é extremamente importante para a defesa dos olhos. Nos fumantes, apresenta-se em menor concentração, comprometendo ainda mais o quadro”, finaliza.

Aproveite o Dia Mundial Sem Tabaco (31/05) para parar o uso do tabaco e melhorar sua saúde. Procure seu médico e converse sobre as opções de tratamento para o tabagismo.

Tabaco