Você sabe o que é a Síndrome do Olho Seco?

• Cuidados, Doenças Oculares, Oftalmologia Curitiba, Saúde
Lágrima Artificial pode ajudar no tratamento da síndrome.

A Síndrome do Olho Seco acontece quando ocorre uma anomalia na produção ou na qualidade da lágrima, provocando o ressecamento da superfície do olho, da córnea e da conjuntiva. Trata-se de um distúrbio ocular muito comum que, por se apresentar assintomático em muitos casos, pode passar despercebido por seus portadores.

Os sintomas associados ao olho seco não são muito específicos. Os pacientes geralmente se queixam de sensação de ardor ou “queimadura ocular”, vermelhidão dos olhos, secreção, sensação de corpo estranho ou “areia”, dor, sensação de secura do olho, sensibilidade à luz, pálpebras pesadas e fadiga ocular.

São fatores que influenciam o surgimento da síndrome do olho seco:

• Idade: o distúrbio costuma acometer as pessoas mais idosas, principalmente as mulheres. Doenças como o reumatismo podem estar relacionadas à presença de olho seco;
  • Condições ruins do meio ambiente: ar seco e poluição contribuem para a piora da condição e agravamento dos sintomas;
  • Uso de medicação: anti-histamínicos, antidepressivos e anti-hipertensivos estão relacionados ao desenvolvimento da doença;
  • Diminuição da frequência do piscar: geralmente ocorre quando se está na frente da tela de um computador;
  • Uso de lentes de contato: é comum o agravamento dos sintomas decorrentes da disfunção lacrimal.

As alterações oculares decorrentes do olho seco são tratadas de acordo com a extensão e severidade do problema. O tratamento inclui o uso de lubrificantes oculares ou as chamadas “lágrimas artificiais”. Além de proporcionar alívio dos sintomas, a medicação atua protegendo a córnea de lesões decorrentes do ressecamento.

O exame oftalmológico irá orientar o oftalmologista sobre a melhor forma de tratar cada paciente.