Uso frequente de computadores pode afetar a produção de lágrimas

• Cuidados, Doenças Oculares

O uso contínuo de celulares, computadores e até mesmo do ar condicionado pode causar desconfortos oculares como a síndrome do olho seco, anomalia que provoca ressecamento na superfície ocular. Isso acontece porque quando utilizamos o computador por um longo período de tempo, a tendência é piscar com menor frequência.

Também influenciam para o surgimento da síndrome, fatores como idade, e doenças reumatológicas e autoimunes, além de doenças surgidas nos próprios olhos. Ela pode ser causada por condições como a inflamação da pálpebra (blefarite), uso de medicações como anti-hipertensivos e anti-histamínicos e fatores ambientais, como condições de baixa umidade do ar.

Entre os sintomas da doença estão olhos vermelhos, sensibilidade à luz (fotofobia), ardência, irritação e lacrimejamento. Quando não seja tratada, a síndrome do olho seco pode o ocasionar problemas como úlceras de córnea estéreis ou infecciosas, podendo levar à cegueira.

Por ser um processo crônico, a síndrome do olho seco deve ser tratada continuamente, ou de acordo com orientação médica. Normalmente, o tratamento da doença é feito pela utilização constante de colírios de lágrimas artificiais, com o objetivo de hidratar e manter a superfície ocular lubrificada por mais tempo. O ideal é que uso do lubrificante ocorra diversas vezes por dia, ao expor a visão a situações ambientais que favorecem a evaporação precoce de lágrimas, como em locais de baixa umidade.

No caso de algum desconforto ocular, um médico oftalmologista deve ser procurado. Por meio do exame clínico, ele vai diagnosticar o problema e indicar o melhor tratamento.