Entenda como é feita a Cirurgia de Catarata

Hospital da Visão Curitiba > Notícias > Cirurgias > Entenda como é feita a Cirurgia de Catarata
Cirurgia de catarata em curitiba

Entenda como é feita a Cirurgia de Catarata

• Cirurgias

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é a principal causa de cegueira reversível, sendo mais comum este problema em adultos e idosos.

A catarata é um problema ocular comum e que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Os avanços da medicina possibilitaram realizar o tratamento de forma segura e eficaz, utilizando tecnologia precisa para resultados satisfatórios.

Nesse artigo separamos as principais informações para você entender a catarata e a cirurgia de catarata.

Catarata: conheça e entenda o que é

Com o envelhecimento, o cristalino do olho começa a se tornar mais opaco, diminuindo a visão e dificultando a realização de tarefas simples como ler e dirigir.

Os principais sintomas que são relatados pelos pacientes são a visão embaçada, dificuldades para enxergar especialmente a noite, flashs de luz na visão e a perda progressiva na visão.

A catarata pode ser dividida em três tipos principais sendo:

• Catarata senil, causada pelo envelhecimento natural
  • Catarata traumática, causada por traumas oculares
  • Catarata congênita, causada pela má formação do globo ocular durante a gestação, causando a má formação do cristalino ocular.

Como é realizada a cirurgia de catarata

O primeiro passo é buscar um oftalmologista para confirmar se há a necessidade de realizar uma cirurgia, ou se há outras opções de tratamento menos invasivas, como a utilização de óculos, por exemplo.

Existem alguns exames que poderão ser solicitados pelo médico como pressão intraocular, topografia da córnea, ultrassonografia do globo ocular, dentre outros para identificar a necessidade e capacidade do paciente, para que seja submetido a uma cirurgia.

Existem algumas técnicas que podem ser utilizadas, de acordo com a necessidade de cada paciente. Dentre essas existe a técnica combinada de laser e facoemulsificação, onde o laser será responsável por realizar incisões causando a ruptura da catarata e a facoemulsificação, que irá aspirar o cristalino opaco.

A incisão é muito pequena, chegando aos 3,5mm onde será inserida uma cânula no globo ocular, para diluir e aspirar a catarata.

Lentes Intraoculares para Catarata

Após a remoção do cristalino opaco, será implantada uma lente intraocular. Existem diferentes tipos de lente, e cada uma com uma indicação específica. As lentes intraoculares visam desempenhar o papel do cristalino, e podem ser indicadas para correção de erros refrativos, reduzindo ou eliminando completamente a necessidade de óculos.

Pós operatório da Catarata

Após a realização da cirurgia é preciso seguir as indicações médicas, para cuidar do curativo assim como, utilizar o colírio receitado.

Alguns cuidados principais são evitar esfregar ou coçar os olhos, não dormir do lado do olho recém operado e não realizar esforço físico por um período especifico de tempo, de acordo como indicado pelo médico.

Caso ainda haja dúvidas converse com o seu médico e siga todas as orientações.

Cirurgia de Catarata em Curitiba

Para maiores informações, entre em contato com a Oftalmo Curitiba