A importância da medicina preventiva

• Cuidados, Notícia, Saúde

Teste-Ergométrico

A medicina preventiva é exercida por médicos (geralmente clínicos gerais) que apostam na prevenção das doenças e na promoção da saúde. Esses profissionais de saúde dedicam-se, entre outras atividades, a informar as pessoas sobre, por exemplo, a importância de uma correta alimentação, da higiene pessoal, da prática de exercício físico, da prevenção de comportamentos de risco, etc.

Para o diagnóstico precoce e prevenção de doenças, é muito importante a realização de checkup’s. A identificação de patologias em estados iniciais, geralmente permite um tratamento mais eficaz. É necessário que as pessoas se conscientizem da importância da visita regular ao médico, ainda que se sintam saudáveis. Nas consultas de rotina, o profissional pode identificar alguns sinais suspeitos ou sintomas característicos de determinada doença e solicitar uma investigação mais aprofundada. Daí a necessidade de realizar, com alguma regularidade, exames de rotina ou diagnósticos de determinadas doenças.

Na medicina preventiva, busca-se, principalmente:

• Identificar um fator de risco, o que pode permitir medidas que evitem o surgimento da doença;
  • Identificar uma lesão que pode desencadear uma doença;
  • Tratar a doença ainda em fase precoce;
  • Iniciar o tratamento antes que determinada doença deixe sequelas.

Durante a visita de rotina ao clínico geral, além do exame clínico (feito no próprio consultório) ele pode solicitar exames complementares como análises biológicas (exame de sangue, fezes e urina,por exemplo) e exames de imagens (radiografia, mamografia, ecografia, etc).

Se consideramos que os estilos de vida modernos acarretam um vasto conjunto de problemas para a saúde das pessoas (trabalho excessivo, stress, sedentarismo, má alimentação, etc), facilmente percebemos a importância da medicina preventiva. Portanto, a medicina preventiva possui uma importante relação com a qualidade de vida.

A medicina preventiva também atua na oftalmologia. Com a realização de exames de rotina, é possível identificar problemas oculares ainda no início, melhorando a possibilidade de tratamento eficaz. Além disso, é importante que portadores de astigmatismo, miopia ou presbiopia visitem o oftalmologista anualmente para verificação da necessidade de troca de lentes.