Hospital de Oftalmologia em Curitiba
Fale conosco: (41) 3016-4030 (plantão 24 horas)
Rua Bispo Dom José, 2711 Seminário - Curitiba/PR

Volta às aulas: A importância de um Check-up oftalmológico para identificar problemas de visão que podem prejudicar o aprendizado

Hospital da Visão Curitiba > Notícias > Uncategorized > Volta às aulas: A importância de um Check-up oftalmológico para identificar problemas de visão que podem prejudicar o aprendizado
checkup de oftalmologia em curitiba olho exames adolescentes e crianças

Volta às aulas: A importância de um Check-up oftalmológico para identificar problemas de visão que podem prejudicar o aprendizado

  • Uncategorized
  • Nenhum comentário
  • Oftalmoclínica

A volta às aulas trás consigo uma correria para providenciar os itens do material escolar e organizar toda a rotina para a retomada das aulas.

Esse momento se mostra ideal para realizar um Check-up oftalmológico, pois cuidar da saúde ocular das crianças é de extrema importância, pois problemas de visão podem acarretar sérios prejuízos nas fases de alfabetização e de aprendizagem de crianças e adolescentes.

A miopia e a hipermetropia são exemplos de problemas de visão mais comuns nessa fase da vida e muita das vezes pode parecer apenas falta de atenção ou desinteresse por parte da criança, ou até mesmo preguiça de estudar. É importe ter atenção a alguns sinais que podem indicar problemas de visão.

Com que frequência deve ser realizado um Check-up oftalmológico para identificar problemas de visão em crianças?

Muitas doenças ou condições oculares não apresentam nenhum sintoma ou só se manifestam quando já estão em estágio mais avançado, por isso é fundamental que os pais ou responsáveis levem os seus filhos para um check-up com o oftalmologista regularmente.

Cada fase da vida exige um frequência de ida ao oftalmologista, são elas:

  • Crianças até 2 anos: é ideal que sejam submetidas à avaliação de um especialista a cada 6 meses.
  • Crianças acima de 2 anos: devem fazer consultas anuais ao oftalmologista.

Quais são os principais exames de visão que são realizados durante o Check-up oftalmológico de rotina?

São realizados uma série de exames como avaliação externa dos olhos e das pupilas, teste de acuidade visual e motilidade ocular, exame que avalia a musculatura e o alinhamento dos olhos.

Alguns exames complementares podem ser necessários.

Durante a consulta, é importante relatar sintomas como dores de cabeça, dificuldades de aprendizado, náuseas, coceiras nos olhos, lacrimejamentos constantes ou outro sintoma que a criança esteja sentindo.

Quais são os principais problemas de visão que o Check-up pode detectar nas crianças?

Durante as consultas de rotina o oftalmologista pode verificar uma série de condições ou doenças oculares, que quando não identificadas de forma precoce, podem vir a prejudicar o desenvolvimento da criança, algumas delas são:

Além do check-up oftalmológico, quais cuidados com a visão devem ser tomados?

Para garantir que a saúde dos olhos esteja sempre em dia, é importante realizar consultas regulares ao oftalmologista e também tomar alguns cuidados, como:

  • Utilizar óculos de sol com fator de proteção;
  • Garantir que os ambientes de estudo sejam bem iluminados;
  • Fazer uso de óculos de proteção quando for nadar, no mar ou na piscina;
  • Manter e armazenar os óculos de forma correta.

Hospital da Visão Curitiba, referência no diagnóstico e tratamento de doenças e condições oculares

O Hospital da Visão é um hospital de oftalmologia em Curitiba especializado em tratamento de doenças e condições oculares em Curitiba. Conta com profissionais altamente qualificados e experientes para realizar o diagnóstico e o tratamento adequado. Além dos mais modernos equipamentos.

Entre em contato e agende sua consulta.