A catarata se desenvolve com a turvação do cristalino, a lente natural do olho. A principal causa da catarata é o envelhecimento, porém, também pode ocorrer devido a outros fatores, como trauma ocular e hereditariedade (catarata congênita).
A cirurgia de catarata é a única maneira de tratar a catarata hoje. Em um procedimento chamado facoemulsificação, o cristalino turvo é aspirado e substituído por uma lente intraocular especial.
Existem diferentes tipos de lentes intraoculares, cada uma com diferentes indicações.
Existem vários mitos sobre a cirurgia de catarata. Abaixo tentaremos esclarecer algumas questões:
Mito! O procedimento é realizado com colírio anestésico e geralmente leva apenas 15 minutos. A recuperação da visão é rápida e não é necessária hospitalização. No entanto, o paciente deve ser acompanhado para casa, pois a visão pode ficar turva logo após a cirurgia devido ao colírio.
Mito! Como mencionado acima, a anestesia é tópica e administrada com colírio.
Mito! Os colírios anestésicos tornam o procedimento indolor.
Mito! A incisão para este procedimento é muito pequena e é fechada pela pressão do próprio olho, então não são necessárias suturas dentro do olho.
Mito! Os pacientes podem lavar o cabelo normalmente, mas evite água e sabão nos olhos nas primeiras semanas.
Verdade! Logo após a cirurgia, os pacientes são aconselhados a não dormir de lado por uma semana e a usar tampões oculares (oclusores) enquanto estão deitados.
Para mais informações, contate o Hospital da Visão em Curitiba. Temos especialistas em cirurgia de catarata em Curitiba. Para agendamentos, entre em contato pelo o nosso whatsapp.