Hospital de Oftalmologia em Curitiba
Fale conosco: (41) 3016-4030 (plantão 24 horas)
Rua Bispo Dom José, 2711 Seminário - Curitiba/PR

Uso frequente de computadores e celulares causa problema ocular

  • Cuidados, Doenças Oculares, Notícia, Saúde
  • Nenhum comentário
  • Oftalmoclínica
Dores de cabeça frequentes podem indicar fadiga visual.
Dores de cabeça frequentes podem indicar fadiga visual.

 

Estudos recentes apontam que a fadiga visual atinge 75% dos usuários de internet. E o uso de celulares pode estar contribuindo para isso. Isso acontece porque com as telas pequenas, o esforço visual é maior, o que causa falta de oxigenação dos olhos. Os sintomas da fadiga visual são dores de cabeça, ressecamento ocular, vermelhidão nos olhos e visão embaçada.

A córnea é uma película transparente que cobre a íris. É através dela que enxergamos. Para ela ser transparente, não pode ser irrigada por sangue. Então, a córnea busca oxigênio do ar por meio do filme lacrimal, um líquido que lubrifica os olhos. Quando passamos muito tempo digitando ou lendo no celular, deixamos de piscar e, consequentemente, não oxigenamos corretamente essa película, a córnea.

As dores de cabeça são causadas realmente pelo cansaço dos músculos oculares. Os olhos têm seis músculos que movimentam os globos oculares para cima, para baixo e para os lados e, mais dois que puxam os globos para dentro, para formar o foco. Quando olhamos muito tempo para uma tela, esses músculos ficam cansados de trabalhar para manter o foco sempre no mesmo lugar, causando dor de cabeça.

Para evitar a fadiga ocular, é preciso diminuir o número de horas passadas seguidas com os olhos nas telas. Para quem trabalha com computadores e celulares, é necessário fazer intervalos, ir para um lugar ao ar livre e olhar para longe para ter mais conforto. O ideal é que, a cada hora de uso das telas, a pessoa olhe para um ponto fixo longe por cerca de cinco a dez minutos.

Além disso, também é preciso prestar atenção na quantidade de vezes em que se piscam os olhos. Quando piscamos, a córnea consegue buscar seu oxigênio no ar. A falta de piscadas pode dar uma sensação de “areia” nos olhos e até uma falsa sensação de sono.

 

 

 

Deixe uma resposta