Com o avançar da idade, é cada vez mais comum que os olhos desenvolvam condições ou doenças que afetem a visão.
Esse é o caso da presbiopia, conhecida como vista cansada, que manifesta seus primeiros sintomas por volta dos 40 anos de idade.
A presbiopia é uma das doenças oculares que podem ser identificadas com o avanço da idade de uma pessoa e se caracteriza pela perda da visão para perto.
Também chamada popularmente como “síndrome do braço curto”, a presbiopia acontece de forma natural, com a idade, e normalmente é notada a partir da dificuldade de focar em objetos que estão perto.
Não existe um procedimento para impedir que a condição se desenvolva, pois ela vem exclusivamente com o envelhecimento: os músculos e estruturas responsáveis por nos fazer enxergar bem acabam desenvolvendo falhas.
A perda da visão acontece quando o cristalino para de conseguir focar na imagem.
A presbiopia avança até cerca dos 65 anos de idade no paciente, e normalmente é nesse momento em que o grau começa a se estabilizar. Seus principais sintomas são a perda na qualidade da imagem. Por exemplo, quando o paciente precisa esticar o braço ou forçar os olhos para enxergar algo que está perto de seu rosto, como o celular ou um livro. Podem acompanhar a presbiopia as dores de cabeça, a visão borrada e a dificuldade de enxergar letras muito pequenas.
Para normalizar a visão, pode-se utilizar de óculos para perto (ou multifocais, dependendo do caso do paciente) ou o uso de lentes de contato, além da possibilidade de realizar a correção da visão através da cirurgia refrativa a laser, que pode eliminar, em alguns casos, a necessidade do óculos ou lente de contato. Outra opção é o implante de lentes intraoculares, procedimento no qual, já pode ser realizado o tratamento da Catarata.
Para maiores informações, entre em contato com o Hospital da Visão Curitiba, contamos com equipe especializada em tratamentos cirúrgicos oftalmológicos.