Hospital de Oftalmologia em Curitiba
Fale conosco: (41) 3016-4030 (plantão 24 horas)
Rua Bispo Dom José, 2711 Seminário - Curitiba/PR

Tratamento avançado de Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia com Cirurgia Refrativa a Laser em Curitiba

Hospital da Visão Curitiba > Notícias > Uncategorized > Tratamento avançado de Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia com Cirurgia Refrativa a Laser em Curitiba
cirurgia refrativa curitiba

Tratamento avançado de Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia com Cirurgia Refrativa a Laser em Curitiba

  • Uncategorized
  • Nenhum comentário
  • Oftalmoclínica

Cirurgia refrativa LASIK em Curitiba

A cirurgia refrativa LASIK se tornou um tratamento muito popular na Europa e nos Estados Unidos quando foi aprovada em 1998. Parte da popularidade do procedimento se deve ao fato de se tratar de uma técnica utilizada pela NASA e pela Força aérea americana no tratamento de erros refrativos nos seus pilotos e astronautas. Isso acontece devido aos efeitos da tecnologia LASIK, que, em comparação com a tecnologia mais antiga (PRK) tende a apresentar melhores resultados.

Vale lembrar que o flap ótico feito na operação com LASIK tem espessuras que vão variar de 90 a 150 micras, sendo que, apesar disso, se trata de uma espessura que é uniforme em toda sua extensão, proporcionando regularidade na superfície criada. Graças a esse fato, a recuperação visual na cirurgia LASIK tende a ser mais ágil e causar menos dor, quando comparada a outras técnicas cirúrgicas como o PRK.

Acompanhe a seguir o que é a cirurgia refrativa, como é feita a cirurgia laser nos olhos, quais são as opções cirúrgicas ao laser ocular e em quais erros refrativos essas técnicas podem ser podem ser utilizadas.

Cirurgia refrativa a laser Curitiba

Se tratando de erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo), a técnica mais avançada utilizada em sua correção é a cirurgia refrativa a laser LASIK.

Na cirurgia refrativa em Curitiba é possível utilizar dois tipos de laser. O primeiro (excimer) tem a base na fotoablação óptica que tem o objetivo de corrigir defeitos nos olhos de forma a melhorar a visão. O segundo (fentolaser), tem base no princípio da fotodisrupção óptica, possibilitando a criação do flap (retalho) corneano.

Entre os erros refrativos que podem ser corrigidos com a cirurgia LASIK estão:

  • Hipermetropia;
  • Astigmatismo;
  • Miopia;
  • Hipermetropia com astigmatismo;
  • Miopia com astigmatismo;

Se tratando de um procedimento geralmente indolor, a cirurgia refrativa a laser costuma ser rápida, eficiente, realizada sempre com muita segurança. Em certas circunstâncias, outras técnicas, como o PRK, podem ser utilizadas na cirurgia refrativa em Curitiba para a obtenção do melhor resultado, sempre dependendo da recomendação do especialista.

Com informações sobre a correção dos erros refrativos como a miopia, astigmatismo, presbiopia e hipermetropia, descubra tudo sobre as alternativas de cirurgia à operação com laser.

Cirurgia LASIK

A realização da cirurgia LASIK depende da avaliação e aprovação do oftalmologista responsável pelo caso. Fatores determinantes para a análise pré-operatória da cirurgia a laser são olhos saudáveis, geralmente idade superior a 20 anos, estabilidade do erro refrativo e desejo pessoal do paciente em relação ao abandono dos óculos e/ou lentes de contato.

Aspectos como curvatura e espessura, pressão intra-ocular, situação da retina e transparência do cristalino são todos testados em exames aplicados pelo especialista em cirurgia refrativa em Curitiba, de forma que a cirurgia refrativa a laser (LASIK) seja realizada com a maior segurança possível.

Levando em conta indicações e contraindicações como valores dos erros refrativos, idade dos pacientes, exames complementares de diagnóstico, capacidade e meios técnicos para realizá-la, a cirurgia refrativa LASIK pode produzir resultados favoráveis.

Cirurgia de miopia em Curitiba

A cirurgia de miopia LASIK é o tratamento mais avançado para miopia. A partir dos 20 anos, caso o erro refrativo já se encontre estabilizado, a cirurgia pode ser realizada em pacientes com miopia de até 7-8 dioptrias.

No caso da cirurgia refrativa em Curitiba não ser indicada, lentes intra-oculares de câmara posterior ou anterior podem ser utilizadas.

Cirurgia de astigmatismo em Curitiba

A partir dos 20 anos, no caso do astigmatismo estabilizado, a cirurgia refrativa LASIK pode ser realizada em até 6 dioptrias negativas. Na contraindicação da cirurgia LASIK de astigmatismo, o tratamento pode ocorrer por via de lentes intra-oculares nas câmaras posteriores e anteriores.

O erro refrativo também pode ser tratado, em pacientes de 45 a 50 anos, por meio da facoemulsificação com lentes intra-oculares tóricas.

Cirurgia de miopia e astigmatismo

O astigmatismo e a miopia podem ser tratados, simultaneamente por meio da cirurgia refrativa LASIK. Sem indicação do profissional responsável, a correção dos erros refrativos pode ser feita por meio da colocação de lentes intra-oculares.

O principal motivo de complicação da cirurgia é a seleção contraindicada do paciente para o procedimento, se tratando, no geral, de uma cirurgia muito segura, eficaz e previsível.

Cirurgia de hipermetropia

A cirurgia para hipermetropia por LASIK pode ser realizada a partir dos 20 anos. No caso de contraindicação, o erro refrativo pode ser tratado via lentes intra-oculares, que dependem das condições anatômicas do globo ocular.

Em casos de idade superior a 45 anos, a hipermetropia pode ser tratada através da facoemulsificação com lentes multifocais intra-oculares, permitindo boa acuidade visual sem o uso de óculos.

Riscos, complicações na cirurgia refrativa LASIK

Como em qualquer cirurgia, existem riscos que carecem de consideração cuidadosa. Algumas das complicações apresentadas pela cirurgia refrativa LASIK são os riscos de infecção e inflamação, que apesar de serem raros, podem acontecer como em qualquer outra cirurgia, podendo ser resolvidos com medicação adequada.

O descentramento do flap corneano é outro problema que pode ocorrer no pós-cirúrgico, sendo necessário, em situações como essa, o reposicionamento dele.

Pacientes que não possuem as condições necessárias para realização da cirurgia apresentam as maiores taxas de complicações no LASIK, sendo por isso essencial a avaliação de um especialista em cirurgia refrativa em Curitiba antes de considerar a operação.

Pós-operatório na cirurgia refrativa LASIK

No pós-operatório, sensações como intolerância a luz, visão turva e desfocada e picadelas nas primeiras horas após a cirurgia LASIK são comuns. Geralmente desaparecem em algumas horas ou dias.
Entre outras queixas, olho seco, brilhos e halos, junto com dificuldade em ver durante a noite também costumam desaparecer passados alguns dias desde a realização da cirurgia, normalizando a vida do paciente sem a necessidade de meios adicionais de correção (lentes de contato ou óculos).

Recuperação na cirurgia refrativa LASIK

A cirurgia refrativa em Curitiba é feita em ambulatório, sem a necessidade de internação, podendo haver um retorno ao dia a dia, normalmente, em um ou dois dias após o procedimento.
Devem existir cuidados nos primeiros dias para evitar contato com poeiras e produtos químicos. Com exceção da prática de esportes que exijam contato físico e entrada em piscinas, devem ser evitados no primeiro mês após a cirurgia, a atividade física pode ser retomada.

Comparada a outras técnicas, a LASIK tende a ter uma recuperação mais rápida.

Quanto custa uma cirurgia LASIK?

O preço da cirurgia refrativa em Curitiba tem a estimação feita somente após consulta com oftalmologista, já que varia conforme o subsistema ou o seguro de saúde do paciente.

Cirurgia Refrativa em Curitiba: Hospital especializado

Em Curitiba, o Hospital da Visão é referência no tratamento de cirurgia refrativa e outras condições oftalmológicas.

Entre em contato conosco para maiores informações e agendamentos de consultas pelo telefone (41) 3016-4030 (plantão 24 horas) ou diretamente via Whatsapp: (41) 9 8725-3455

O Hospital da Visão está localizado na Rua Bispo Dom José, 2711 Seminário – Curitiba/PR.