Muitas pessoas procuram o oftalmologista se queixando do aparecimento de pontinhos escuros na visão. Essas manchas que parecem moscas ou teias de aranha que mudam de posição à medida que o olho se movimenta são chamadas de moscas volantes. O surgimento das moscas volantes é natural, mas pode estar relacionado a infecções oculares, pancadas e inflamações. Além disso, quem tem miopia e astigmatismo tem maior probabilidade de ter moscas volantes.
Mesmo que na maioria dos casos a síndrome ser resultado do processo natural de envelhecimento do olho, é importante consultar um oftalmologista especialista em retina e vítreo quando as machas aparecem com frequência ou se tornam maiores. Quando grave, a tração excessiva do vítreo degenerado pode ocasionar descolamento de retina, quadro que pode causar cegueira. O diagnóstico das moscas volantes é feito por meio do mapeamento de retina, exame que avalia o fundo do olho.
Apesar de incômodas, as moscas volantes geralmente não são motivo de preocupação. Para ter certeza de que não existem problemas oculares mais graves, procure um oftalmologista ao sinal de pequenas manchas escuras flutuantes.