Hospital de Oftalmologia em Curitiba
Fale conosco: (41) 3016-4030 (plantão 24 horas)
Rua Bispo Dom José, 2711 Seminário - Curitiba/PR

Tratamento de Degeneração Macular relacionado a Idade em Curitiba

Hospital da Visão Curitiba > Notícias > Uncategorized > Tratamento de Degeneração Macular relacionado a Idade em Curitiba
dmri curitiba tratamento degeneração macular

Tratamento de Degeneração Macular relacionado a Idade em Curitiba

  • Uncategorized
  • Nenhum comentário
  • Oftalmoclínica

A expectativa de vida vem aumentando ano a ano, o estado do Paraná apresentou um crescimento de 12 anos na expectativa de vida, desde 1980 até 2013, se mantendo acima da média nacional. A capital do estado Curitiba é uma das cidades brasileiras com maior expectativa de vida, com 76 anos em média.

Embora os dados sejam ótimos, os desafios que o Brasil irá enfrentar no futuro são grandes, isso porque o aumento da expectativa de vida, não está sendo acompanhado com políticas públicas, de saúde e socioeconômicas para a população idosa, como acessibilidade, prevenção de doenças e tratamentos de doenças que atinge mais os idosos.

Uma das doenças que apresentam um grande avanço na população idosa é a DMRI (Degeneração Macular Relacionada a Idade), é caracterizada pelo surgimento de vasos sanguíneos anormais no fundo do olho, devido ao acumulo de gorduras e proteínas na região, conhecidas como drusas.

As causas da DMRI são devastadoras, pois atingem a mácula uma área da retina responsável pela visão central, a consequência é a perda parcial ou total da visão.

A medicina vem avançado no tratamento da DMRI, sobretudo na chamada DMRI úmida ou esxudativa, que além da formação dos neovasos (vasos sanguíneos anormais) tem a manifestação de hemorragias no fundo do olho, causando danos severos a visão.

O tratamento é feito através da aplicação de medicamentos conhecidos como ANTI VEGF, que bloqueiam o avanço da doença, agindo diretamente no crescimento dos vasos sanguíneos anormais, o procedimento é cirúrgico e tem ótimos resultados.

Causas da DMRI

Não se sabe ainda quais as reais causas da DMRI, mais alguns fatores de risco podem ser facilmente elencados como:

Idade – atinge mais pessoas idosas

Genética – pessoas com parentes que já tiveram a doença, tem mais chance de manifestar

Tabagismo – pode até triplicar a chances de ter DMRI

Obesidade – aumenta a progressão da doença

Pressão arterial alta – aumenta o risco de desenvolver a doença

É importante ressaltar que os fatores de risco, podem ser administrados auxiliando na redução do número de casos da doença.

DMRI SECA e ÚMIDA

Existem dois tipos de DMRI a úmida ou esxudativa e a seca, sendo que somente a DMRI úmida possui tratamento de eficácia comprovada.

Seca

A degeneração macular relacionada à idade do tipo seca acontece devido a um depósito de restos celulares no fundo do olho cujas formações de gordura que se acumulam sobre eles, chamadas de drusas, são responsáveis pela degeneração da mácula.

Esse é o tipo mais comum da doença, manifestando-se em 90% dos casos. Além disso, esse tipo de degeneração pode levar a um descolamento de retina.

Úmida

Já a degeneração macular relacionada à idade do tipo úmida é a mais grave, mas também a mais rara entre os pacientes. Nesses casos, alguns vasos anormais crescem sob a mácula e terminam derramando sangue ou outros líquidos na porção central da retina, afetando a visão de maneira mais intensa.

A forma úmida atinge uma menor parcela da população, mas é muito mais agressiva e prejudica a visão, a boa noticia é que existem tratamentos eficientes para este tipo de Degeneração Macular.

Tratamento da degeneração macular relacionada à idade em Curitiba

O único tipo de degeneração macular relacionada à idade que possui tratamento é o tipo úmido, já que quanto à degeneração macular relacionada à idade seca ainda não há nenhum tratamento conclusivo para a redução do tamanho das drusas.

Assim, o tratamento da degeneração macular relacionada à idade pode ser feito com uma injeção intravítrea para impedir a formação de novos vasos sanguíneos sob a retina. Esses medicamentos também são conhecidos como ANTI-VEGF.

Para maiores informações, entre em contato com o Hospital da Visão Curitiba.

Fale conosco: (41) 3016-4030 (plantão 24 horas)
Rua Bispo Dom José, 2711 Seminário – Curitiba/PR