A Cirurgia de Facectomia é realizada para o tratamento da catarata, lesão ocular que torna opaco o cristalino. O cristalino é uma lente natural situada atrás da íris. Sua transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem. Quando o cristalino se torna opaco, a visão é comprometida.
Durante a cirurgia de facectomia, a ponta da caneta do facoemulsificador (um moderno equipamento computadorizado) é introduzida no olho através de um pequeno orifício de 2,5mm. Por meio da emissão de energia ultrassônica, o cristalino é emulsificado (desmanchado) e removido.
A cápsula posterior do cristalino vai então, acomodar a lente intraocular (LIO), que tem o grau previamente medido para cada paciente por meio de exames anteriores à cirurgia.
Atualmente, existem variados modelos de LIO e algumas delas são capazes de corrigir os erros refrativos, dispensando o uso de óculos após o procedimento.
Com um centro cirúrgico moderno e cirurgiões renomados, o Hospital da Visão se tornou referência para cirurgia de catarata na cidade de Curitiba.