O olho humano é um sistema óptico cuja função é deixar a luz entrar e formar uma imagem nítida na retina. Essa imagem é processada pelo nervo óptico e enviada ao cérebro. Qualquer interferência óptica que impeça que uma imagem se forme claramente na retina é chamada de erro de refração ou erro de refração.
Os principais erros refrativos são:
Grandes avanços na medicina oftalmológica permitem muitas formas de correção da visão, e os erros refrativos podem ser corrigidos através do uso de lentes corretivas, uso de óculos de grau e cirurgia refrativa.
A miopia, a hipermetropia e o astigmatismo são muitas vezes determinados geneticamente. A presbiopia faz parte do processo biológico do envelhecimento, e o mecanismo de foco do olho enfraquece a partir dos 40 anos.
Em geral, os sintomas de erro refrativo incluem diminuição da visão, imagens distorcidas, desconforto ocular, lacrimejamento, náusea, dor de cabeça e irritabilidade. Em cada caso específico de erro refrativo, podem ocorrer sintomas diferentes, como:
A presbiopia, comumente conhecida como “fadiga ocular” ou “braços curtos”, é causada pela perda gradual da capacidade de focar adequadamente em objetos de perto após 40 anos.
Erros refrativos como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia podem ser corrigidos usando lentes corretivas, como óculos ou lentes de contato. Não é exatamente um tratamento, mas uma correção óptica que remove os sintomas durante o uso.
Existe também a cirurgia refrativa para o tratamento definitivo dos erros refrativos, que tem se mostrado uma alternativa muito eficaz e econômica em muitos casos.
O oftalmologista utiliza óculos, lentes de contato ou procedimentos cirúrgicos a laser para tratar os erros refrativos. Cada paciente é avaliado com equipamentos de última geração e recebe a orientação e o tratamento mais adequados para cada condição.
Para maiores informações, entre em contato com o Hospital da Visão. Clique no botão do Whatsapp para receber mais detalhes sobre endereço, agendamento de consultas e procedimentos realizados.