Hospital de Oftalmologia em Curitiba
Fale conosco: (41) 3016-4030 (plantão 24 horas)
Rua Bispo Dom José, 2711 Seminário - Curitiba/PR

Regeneração na retina de peixes pode trazer avanço à oftalmologia

  • Doenças Oculares, Notícia, Novidades
  • Nenhum comentário
  • Oftalmoclínica

A capacidade de alguns peixes restaurarem a retina e recuperarem a visão depois de grandes danos poderá ser replicada nos seres humanos, cujas retinas são basicamente semelhantes, sugerem cientistas da Universidade Vanderbilt, nos EUA.

Peixe zebra pode recuperar a visão após danos na retina.
Peixe zebra pode recuperar a visão após danos na retina.

 

No estudo, publicado na revista especializada Stem Cell Reports, os biólogos identificaram um sinal cerebral como o que desencadeia o processo de autorregeneração da retina no peixe-zebra. Esse neurotransmissor, designado por GABA, costuma inibir a transmissão de impulsos nervosos, o que tem um efeito calmante no cérebro.

Os cientistas devem prosseguir com os estudos e afirmam que a descoberta abre a possibilidade de indução da capacidade de regeneração também nas retinas humanas, reparando danos causados por doenças degenerativas e traumas.

“A opinião que tem prevalecido é que o processo de regeneração na retina dos peixes é desencadeado por fatores de crescimento segregados pelo animal, mas os nossos resultados indicam que o neurotransmissor GABA pode ser o iniciador do processo”, afirmou o biólogo James Patton, principal autor do estudo.

O acadêmico acrescentou que o neurotransmissor consegue iniciar a reparação mesmo que não haja danos efetivos na retina. A estrutura da retina dos peixes e dos mamíferos é essencialmente igual: numa espessura de 0,5 milímetros encontram-se células que recebem a luz, outras que assimilam a informação e outras que a enviam para o cérebro.

Para acessar a pesquisa (em inglês) clique no link: https://goo.gl/2odjGk

Deixe uma resposta