Hospital de Oftalmologia em Curitiba
Fale conosco: (41) 3016-4030 (plantão 24 horas)
Rua Bispo Dom José, 2711 Seminário - Curitiba/PR

Ler em movimento pode prejudicar a visão?

  • Cuidados, Notícia, Saúde
  • Nenhum comentário
  • Oftalmoclínica

reading-in-car-sm

Você já deve ter ouvido por aí que ler em movimento (no carro, trem, metrô ou ônibus) pode causar descolamento de retina. Se você é um leitor do transporte pode respirar aliviado: sua retina não vai descolar simplesmente por ler na volta do trabalho.

A leitura em movimento não prejudica sua visão, porém, isso não quer dizer que a prática é recomendável. Ler enquanto viaja em algum veículo pode causar fadiga ocular. Quando os olhos não têm estabilidade suficiente para fazer a leitura, precisam compensar o movimento do veículo para focar na imagem, o que pode gerar cansaço, dor de cabeça e dor nos olhos. Se apesar disso, você escolher colocar a leitura em dia durante a ida para o trabalho, é preciso estar ciente de que você pode, ainda, ter problemas de tontura e náusea.

Isso acontece porque quando você lê no ônibus, envia mensagens conflitantes para o sistema nervoso. Do ponto de vista central, concentrada no texto à sua frente, você está parado. Mas a visão periférica capta a paisagem correndo ao seu lado e manda avisar que você está em movimento. Seu cérebro e sua visão dizem coisas diferentes ao seu organismo e isso causa esse mal-estar.

Para evitar essa sensação é recomendado olhar para cima regularmente. A cada página que terminar do livro ou da revista, olhe um pouco para cima. Isso faz com que seu corpo ganhe novamente a sensação de saber que está em movimento e a tontura é evitada com mais facilidade. É importante também, para diminuir os riscos de fadiga ocular, ter uma boa iluminação no ambiente. Se o veículo no qual você viaja estiver com iluminação fraca e não for possível utilizar outros artifícios (como lanternas e luzes auxiliares), o ideal é guardar a leitura para mais tarde e evitar uma dor de cabeça que, acredite, será literal.

 

Deixe uma resposta