O estrabismo é uma condição no qual se afeta o paralelismo entre os olhos, fazendo com que eles apontem para direções diferentes, podendo se manifestar tanto nos primeiros meses de vida ou na vida adulta.
Existem diversos motivos que podem causar o estrabismo, sendo uma das principais a hereditariedade. Além disso, fatores como baixa visão em um olho, catarata congênita, AVC, diabetes, meningite, paralisia cerebral e síndrome de down também pode ocasionar a condição.
A Cirurgia do Estrabismo é realizada para correção dos desvios oculares, tanto convergentes como divergentes. Em crianças é realizada com anestesia geral. Em adultos pode ser realizada com bloqueio peribulbar e sedação.
O procedimento tem o intuito de corrigir a assimetria entre os olhos, visando devolver o paralelismo através da operação nos músculos afetado de um ou dos dois globos oculares.
É importante lembrar que, para realizar a cirurgia de correção do estrabismo, deve-se controlar primeiro a condição que a causou.
O estrabismo possui três classificações, podendo ser categorizados de acordo com o desvio que o olho sofre. Os tipos de estrabismo são:
Se você deseja saber mais, entre em contato com o Hospital da Visão de Curitiba.