De acordo com dados da OMS (Organização mundial da Saúde), cerca de 153 milhões de pessoas usam óculos para corrigir algum erro refrativo, que podem ser causadas por miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia.
Muitas pessoas desconhecem, mas os erros refrativos podem ser tratados definitivamente através de cirurgia a laser. A cirurgia refrativa com laser é capaz de remodelar a córnea, a fim de corrigir o grau. É realizada separadamente em cada um dos olhos.
Vale ressaltar que a cirurgia não é indicada para pacientes que tenham mais de dez graus de miopia.
Antes da cirurgia refrativa, é necessária uma análise por um especialista, a fim de detectar se há algum outro tipo de doença como catarata, glaucoma, conjuntivite crônica, olho seco, blefarite, ou outras alterações indevidas na visão.
A estabilidade do grau do paciente também é requisito a ser levado em conta. Uma análise da córnea é realizada, a fim de detectar possíveis deformidades, que impossibilitem a realização do procedimento.
O procedimento em si é rápido, dura poucos minutos. Após a operação, o paciente pode sentir desconfortos na visão e sensibilidade à luz por algum tempo, sendo que é recomendado o uso de óculos escuros por cerca de 2 dias após a operação.
O tempo de recuperação varia de acordo com o seu grau e a técnica utilizada.