É comum a dúvida sobre a diferença entre atendimentos eletivos ou de urgência na oftalmologia. Na área de saúde, a situação que requer assistência rápida, no menor tempo possível (a fim de evitar complicações e sofrimento) é chamada de URGÊNCIA e difere da EMERGÊNCIA, que enquadra os casos em que há ameaça iminente à vida (havendo necessidade de tratamento médico imediato). Quando não há risco à vida, ameaça de lesão permanente ou sofrimento do paciente, os atendimentos são ELETIVOS.
Na Oftalmologia, são considerados atendimentos de urgência os casos que envolvem dor ocular, trauma na região dos olhos (com ou sem perfuração) e acidentes com produtos químicos, dentre outros. Atendimentos para refração (grau dos óculos) e exames preventivos são considerados eletivos.
Entre os dias 19/12 e 07/01, estaremos em férias coletivas e o atendimento será específico no Plantão 24 horas, para consultas em caráter de urgência.
Nos dias 24/12, 25/12, 31/12 e 01/01, o atendimento será das 10 às 22 horas para urgências, com médico de sobreaviso para casos de emergência fora desses horários.