Você sabe o Que é a Toxoplasmose? Entanda SIntomas e Tratamento

Hospital da Visão Curitiba > Notícias > Notícias > Você sabe o Que é a Toxoplasmose? Entanda SIntomas e Tratamento
Você sabe o Que é a Toxoplasmose Entanda SIntomas e Tratamento

Você sabe o Que é a Toxoplasmose? Entanda SIntomas e Tratamento

• Notícias

A toxoplasmose é uma doença resultante da infecção pelo parasita Toxoplasma gondii. Nos olhos, as infecções por toxoplasma frequentemente causam inflamação e cicatrizes que podem prejudicar a visão.

A toxoplasmose pode ser congênita (transmitida pela mãe grávida ao bebê) ou adquirida pela ingestão de alimentos contaminados.

O organismo Toxoplasma gondii reside no trato intestinal de muitos animais, principalmente dos gatos que vivem na rua ou não recebem alimentação e cuidados adequados.

Entretanto, ovelhas e gado também podem ser infectados por meio do solo contaminado. Ao ingerir carne mal cozida desses animais, os humanos podem adquirir o organismo.

Os sintomas podem ocorrer após um período de incubação de uma a duas semanas após a exposição e incluem febre leve, glândulas inchadas, mal-estar, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta e erupção cutânea.

Os sintomas oculares variam, mas podem incluir visão turva ou moscas volantes durante a doença ativa.

Hospital de Visão em Curitiba

Agende sua consulta pelo número: (41) 3016-4030⠀