Hospital de Oftalmologia em Curitiba
Fale conosco: (41) 3016-4030 (plantão 24 horas)
Rua Bispo Dom José, 2711 Seminário - Curitiba/PR

Fumar pode causar perda de visão

Hospital da Visão > Notícias > Dr. Francisco Grupenmacher > Fumar pode causar perda de visão

Fumar pode causar perda de visão

  • Dr. Francisco Grupenmacher, Saúde
  • Nenhum comentário
  • Redação

Fumar pode causar perda de visão

Você não leu errado, apesar de muito se falar sobre os riscos do tabaco para coração, pulmão e garganta, quase nunca ouvimos sobre os riscos para a visão, porém, eles existem. Ao inalar um cigarro, centenas de substâncias tóxicas chegam, através dos pulmões, à corrente sanguínea. O sangue transporta então, essas substâncias tóxicas por todos os órgãos do corpo, incluindo os olhos.

A primeira doença que aparece com maior frequência entre os fumantes é a catarata, que consiste na opacificação do cristalino (lente natural do olho). O quadro apresenta uma incidência 40% superior em pessoas que fumam. A corrente sanguínea transporta elementos químicos do tabaco que diminuem a irrigação do globo ocular, provocando degeneração do cristalino.

fumar pode causar a perda da visão

Outra doença ocular que tem probabilidade aumentada com o consumo de tabaco é a Degeneração Macular, problema visual que leva à perda de visão central e pode resultar em cegueira irreversível.

Entretanto, é importante observar que o uso de tabaco não afeta apenas a parte interna do globo ocular, como também afeta o exterior. Os olhos “amarelos”, bem como as “bolsas” escuras nas pálpebras são duas características que podem estar ligadas ao ato de fumar.

Os olhos amarelos nos fumantes podem ser causados pela ação das substâncias tóxicas presentes no cigarro sobre o cristalino e conjuntiva, já que o tabaco danifica a transparência dos meios oculares. Por outro lado, os olhos amarelos podem ser indicadores de condições mais graves, também relacionadas com o consumo de tabaco, como problemas no pâncreas e fígado.

Já as bolsas nos olhos surgem porque a nicotina que se liberta no organismo dos fumantes durante a noite faz com que a qualidade de sono seja pior, podendo assim criar essas bolsas características da falta de um sono descansado.

 

Deixe uma resposta