Blefaroplastia

Com o passar dos anos, a pele ao redor dos olhos perde grande parte da sua elasticidade e tónus, tornando-se flácida e com rugas, podendo surgir ainda depósitos de gordura proeminentes na região dos olhos. A blefaroplastia é uma cirurgia estética com o objetivo principal de remover pele e gordura em excesso em torno dos olhos.

Na blefaroplastia inferior, a incisão é feita logo abaixo das pestanas e é prolongada obliquamente até ao canto dos olhos, de modo a parecer uma ruga de expressão. O tónus da pálpebra inferior pode ser melhorado através do procedimento de cantopexia que consiste numa sutura no canto externo do olho. Por vezes, pode ser efetuada uma incisão na conjuntiva interna da pálpebra inferior (revestimento interno da pálpebra) quando apenas é necessário remover excesso de gordura e não remover pele, ficando então as cicatrizes na pálpebra inferior na porção interna sem expressão na pele.

Na blefaroplastia superior, é feita uma incisão na pálpebra superior acompanhando as linhas naturais da mesma, removendo do centro de cada pálpebra uma porção horizontal de pele e através dela alguma quantidade de gordura depositada na pálpebra superior.