Catarata a laser

A catarata é uma doença ocular que causa a perda progressiva da transparência do cristalino, que é a lente natural dos olhos. Quando o cristalino se torna opaco, a diminuição da entrada de luz nos olhos prejudica a visão.

O LenSx opera com um laser de femtosegundo, que corresponde a um milionésimo de um bilionésimo de segundo. Dessa forma, o procedimento é rápido, seguro e eficaz, com incisões mais finas e concisas.

O procedimento cirúrgico com LenSx é diferente da cirurgia convencional, que utiliza lâminas de bisturis e pinças. Além disso, a cirurgia a laser possui maior precisão por conta da automação do procedimento.

Durante a cirurgia, o médico mede a córnea e o cristalino com o auxílio do LenSx e todas as imagens são registradas. Depois, são aplicados pulsos de laser na cápsula do cristalino e a área afetada pela catarata é cortada e retirada.

Após o laser cortar com precisão o cristalino, é realizada a microfragmentação e aspiração dos fragmentos. Na sequência, o cristalino é retirado por meio de uma capsulotomia e uma lente artificial é inserida. O laser concretiza etapas delicadas da cirurgia de forma eficaz, facilitando também o período de recuperação do paciente.

Após a realização do procedimento com LenSx e aspiração dos fragmentos, o cristalino opaco precisa ser substituído por uma prótese, denominada lente intraocular (LIO). Essas lentes são cristalinos artificiais que são implantados no olho durante a cirurgia a laser, a fim de eliminar a catarata e reestabelecer a nitidez da visão.