Cirurgia de catarata a laser dispensa uso de lâminas e permite melhor resultado

• Doenças Oculares, Novidades, Oftalmologia Curitiba, Saúde
Fonte: Divulgação Alcon
As lentes dobráveis proporcionam maior segurança na cirurgia de catarata.

Um dos diagnósticos mais comuns nos consultórios oftalmológicos de todo o mundo é o de Catarata. A doença consiste na opacidade parcial ou total do cristalino (lente natural do olho) ou de sua cápsula. Pode ocorrer de forma congênita (desde o nascimento); primária, que é a forma mais comum e é causada pela idade; ou secundária, adquirida por doenças metabólicas como o diabetes, doenças oculares como uveítes, trauma ocular e abuso de colírios a base de corticoides.

Geralmente, o paciente portador de catarata apresenta diminuição da acuidade visual, visão dupla, aumento ou diminuição no grau dos óculos e piora da visão na luz forte. Não existe tratamento medicamentoso para a catarata, ou seja, ela só pode ser corrigida por meio de cirurgia.

Facectomia com implante de lente intraocular

A Facectomia é o procedimento realizado para o tratamento da catarata. Durante a cirurgia, o cristalino é emulsificado (desmanchado) e removido. Para substituir o cristalino, uma lente artificial é implantada. Nos últimos anos, a descoberta de novas técnicas trouxe maior segurança e conforto na cirurgia de Facectomia.

Existem muitas opções de lente intraocular (LIO) e a escolha é realizada por meio de exames que indicam qual a melhor opção para cada caso. Com o uso das lentes intraoculares dobráveis, é possível realizar o procedimento sem a necessidade de pontos (por não ser rígida, a LIO pode ser dobrada e implantada por meio de uma incisão com menos de três milímetros). Além disso, algumas dessas lentes permitem também a correção de erros de refração como miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Catarata a Laser

Uma das opções mais modernas para o tratamento da catarata é a cirurgia personalizada a laser. Ela é realizada com o Lensx Laser, que aumenta muito a precisão dos passos da cirurgia, proporcionando maior segurança e melhor resultado visual. O LenSx opera com um laser de femtosegundo, que corresponde a um milionésimo de um bilionésimo de segundo. Dessa forma, o procedimento é rápido, seguro e eficaz, com incisões mais finas e concisas.

O procedimento cirúrgico com LenSx é diferente da cirurgia convencional, que utiliza lâminas de bisturis e pinças.  Além disso, a cirurgia a laser possui maior precisão por conta da automação do procedimento. Durante a cirurgia, o médico mede a córnea e o cristalino com o auxílio do LenSx e todas as imagens são registradas. Depois, são aplicados pulsos de laser na cápsula do cristalino e a área afetada pela catarata é cortada e retirada.

Fonte: Divulgação Alcon
Na cirurgia a laser não há necessidade de uso de lâminas.

Após o laser cortar com precisão o cristalino, é realizada a micro fragmentação e aspiração dos fragmentos. Na sequência, o cristalino é retirado por meio de uma capsulotomia e a lente artificial é inserida. O laser concretiza etapas delicadas da cirurgia de forma eficaz, facilitando também o período de recuperação do paciente.