Relatório aponta que cegueira já atinge 36 milhões de pessoas no mundo

A partir do “Global Vision Databases”, a pesquisa analisou a situação de 188 países entre 1990 e 2015.

braille-1145180

De acordo com pesquisa publicada recentemente na revista médica “Lancet”, cerca de 36 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de cegueira total. Segundo os cientistas, esse número deve continuar crescendo e a expectativa é que em 2020, a cegueira atinja 38,5 milhões de pessoas, passando para 115 milhões em 2050. O crescimento da população mundial e o envelhecimento da população podem estar ligados a esses números, embora essas causas sejam tratadas apenas como hipóteses pelos pesquisadores.

Houve também, crescimento no número de pessoas com comprometimento grave da visão ou cegueira parcial. O número, que era de 160 milhões em 1990 subiu para 217 milhões e poderá chegar a 588 milhões em 2050.

Segundo a pesquisa, os países mais atingidos pela cegueira são os que possuem menor renda. Enquanto regiões como Europa e América do Norte registraram índices de 0,5% de cegueira em suas populações, Leste e Oeste da África Subsaariana e Sul da Ásia atingiram números acima de 4%.

O relatório também aponta que a presbiopia (um caso menos grave de deficiência visual) atualmente atinge cerca de 1,1 bilhão de pessoas acima de 35 anos em todo o mundo. Também esse quadro (que é popularmente chamado de “vista cansada”) pode estar ligado ao envelhecimento da população.

Apesar das projeções, os pesquisadores apontam que os números estimados podem mudar de acordo com a evolução da população mundial.

Para ler a pesquisa (em inglês) na íntegra, acesse: The Lancet Global Health

0 comentários

Deixe seu comentário