Quatro situações nas quais o oftalmologista deve ser procurado

 

Os olhos são órgãos importantíssimos para a nossa qualidade de vida. Trabalhando em conjunto com o cérebro, são os olhos os responsáveis por boa parte do reconhecimento de tudo o que é importante e pela prevenção de acidentes. É preciso estar atento aos avisos de que algo está errado. Confira os sintomas que indicam que é hora de visitar um oftalmologista:

 

  • Perda súbita da acuidade visual

Começar a ver de forma “embaçada” ou perder capacidade de visão subitamente poderá comprometer irreversivelmente a visão. Nesses casos, é preciso exame oftalmológico que possa verificar a existência de oclusão vascular retiniana, descolamento de retina e neuropatia óptica.

  • Olho vermelho

Olhos vermelhos podem indicar inúmeras patologias oculares. Dentre as mais comuns encontram-se conjuntivite ou trauma na conjuntiva, inflamações e traumas na córnea, inflamações intraoculares ou ainda, glaucoma agudo.

  • Dor ocular

Dor nos olhos podem estar relacionadas a uveíte, glaucoma agudo ou lesão da córnea.

  • Traumatismo ocular

Os ferimentos nos olhos precisam de ser observados por um especialista sempre que existir perda da acuidade visual, dor moderada a intensa, suspeita de perfuração do globo ocular ou corpo estranho intraocular. Se houver contato com produtos químicos é necessário lavar em água corrente imediatamente. Em qualquer tipo de trauma ocular o médico oftalmologista deve ser procurado com urgência.

 

Lembre-se de que mesmo que não perceba nenhum sintoma, é necessário realizar consulta oftalmológica ao menos uma vez ao ano. Dessa forma, doenças graves e assintomáticas podem ser descobertas com antecedência, melhorando o prognóstico de tratamento.

 

0 comentários

Deixe seu comentário