O Ômega 3 e os benefícios para a visão

Peixes gordos são ricos em Ômega 3

 

O consumo de alimentos ricos em Ômega 3 pode ser o segredo para evitar o aparecimento de problemas de visão associados à diabetes. A conclusão é de um estudo publicado recentemente na revista JAMA Ophthalmology.

A pesquisa realizada por um conjunto de universidades da Espanha, analisou 3.500 pessoas portadoras de diabetes tipo 2 que seguiram, ao longo de seis anos, a dieta mediterrânea. Os participantes que consumiram diariamente pelo menos 500 miligramas de ácidos graxos Ômega 3, apresentavam um risco significativamente menor de retinopatia diabética, uma complicação que pode ocasionar problemas de visão graves ou até mesmo a cegueira.

Para os pesquisadores, o real poder do Ômega 3 na luta contra as complicações visuais da diabetes pode dever-se ao seu poder anti-inflamatório. Contudo, o fato da dieta mediterrânea ser, por si só, mais saudável do que a utilizada em outros países, pode também ser um motivo a ser considerado, sendo, por isso, necessário levar o estudo a países nos quais este tipo de alimentação não é seguido.

Esta não é, porém, a primeira vez que a ciência descobre que os ácidos graxos Ômega 3 (encontrados em peixes gordos como o salmão) são benéficos para a saúde. Um estudo realizado no último inverno e publicado na JAMA Internal Medicine, revelou que o consumo frequente de alimentos ricos em Ômega 3, como as frutas secas, o salmão e algumas sementes, reduz o risco de morte por ataque de coração.

 

0 comentários

Deixe seu comentário