Lentes de contato: como higienizar corretamente

putting-contact-lens-in-container_23-2147612292

Muitos pacientes que possuem falhas de refração como miopia, presbiopia ou astigmatismo, optam pela correção por meio das lentes de contato. É importante observar que mesmo que possua uma receita para óculos, é preciso solicitar ao oftalmologista que prescreva as lentes indicadas para o seu caso, pois sua prescrição é adaptada especificamente às necessidades e forma de seu olho.

Os olhos variam em tamanho e forma. Apenas o médico oftalmologista  pode medir corretamente a sua necessidade de correção da visão, bem como determinar qual o tamanho e tipo de lentes de contato que pode utilizar.

Ao optar pelas lentes de contato, alguns cuidados são necessários para manter sua higiene, evitando proliferação de fungos e bactérias:

  • Antes de tocar nos seus olhos, nas lentes de contato ou no estojo das lentes, lave sempre as suas mãos com sabonete (de preferência com sabonete líquido antibacteriano, sem perfume). Passe bem as suas mãos por água corrente e enxugue-as com uma toalha sem fiapos;
  • Preencha cada parte do estojo das lentes de contato com solução própria para o seu tipo de lente;
  • Comece com o mesmo olho sempre que coloca ou retira as suas lentes de contato, evitando assim enganar-se com a lente correta para cada olho;
  • Limpe sempre as lentes de contato imediatamente depois de as tirar;
  • Ao retirá-las, coloque as lentes no estojo das lentes de contato limpo;
  • Sempre jogue fora a solução antiga que está no estojo das lentes de contato antes de guarda-las novamente;
  • Substitua o estojo das suas lentes de contato regularmente (normalmente a cada mês ou pelo menos, cada vez que abre uma embalagem de liquido);
  • Nunca use água da torneira para lavar as suas lentes ou o estojo e nunca utilize líquidos de limpeza que não sejam indicados ao seu tipo de lente.

Em caso de dúvidas ou dificuldades na colocação das lentes, realize uma nova consulta com o oftalmologista. Ele pode realizar um novo teste de lentes para que você possa se adaptar ao seu uso.

0 comentários

Deixe seu comentário