Especialistas em Ceratocone participam de Congresso

Entre os dias 16 e 18 de outubro, acontece em São Paulo, o World Keratoconus Society Meeting - Congresso Mundial de Ceratocone. Entre os destaques do Congresso, estão os estudos sobre os mais modernos procedimentos para retardar ou até mesmo evitar um transplante de córnea.

O Ceratocone é caracterizado por uma deformação da córnea, que adquire o formato de um cone. A córnea é a estrutura transparente na parte central dos olhos. De natureza genética, a doença atinge ambos os olhos.

ceratocone

Na sua fase inicial, o ceratocone apresenta-se como um astigmatismo irregular, levando o paciente a trocar o grau do astigmatismo com frequência.

Os sintomas podem ser confundidos com problemas simples de visão:

  • Visão borrada e distorcida tanto para longe quanto para perto;
  • Diplopia (visão dupla) ou poliopia (percepção de várias imagens de um mesmo objeto);
  • Halos em torno das luzes;
  • Fotofobia (sensibilidade excessiva à luz);
  • Coceira.

Inicialmente, o tratamento é feito por meio do uso de lentes corretoras. Quando o paciente não apresenta melhora (geralmente quando o ceratocone encontra-se em quadro avançado), é necessária intervenção cirúrgica (Crosslinking, Anel de Ferrara ou Transplante de Córnea).

O Crosslinking da córnea é um novo tratamento cirúrgico desenvolvido com a finalidade de aumentar a resistência da córnea, aumentando sua estabilidade. No crosslinking acontece um fortalecimento das fibras de colágeno (que representam as pontes de sustentação da córnea). Com o aumento da resistência, diminui-se a elasticidade da córnea e, com isso, reduz-se a chance de progressão do astigmatismo e da baixa da visão.

Já o implante do anel intracorneano (Anel de Ferrara) é indicado para pessoas que não se adaptaram as lentes de contato. O anel é implantado na córnea provocando um estiramento de suas lamelas e a redução de sua curvatura, fazendo com que a área central da córnea se torne mais regular, o que proporciona uma melhora acentuada na qualidade da visão.

Em casos mais graves, é necessário o Transplante de Córnea.

Os procedimentos devem ser realizados em Centro Cirúrgico por médicos especializados em Córnea e Ceratocone. O pós-operatório é simples e de rápida recuperação.

0 comentários

Deixe seu comentário