Entenda como funciona o Transplante de Córnea

transplate-de-cornea-mx47inrmq69zkkou7amer1d1qt5j9hcqek27ry2nm0

Antes de falarmos sobre Transplante de Córnea, é preciso entender a importância desse tecido para a visão: a córnea é um tecido transparente, fino e resistente localizado na parte anterior do olho. É a primeira interface que a luz atravessa. Ela permite a entrada da luz e executa dois terços das tarefas de foco, seguida da íris (área colorida do olho), e da pupila. A córnea é avascular, sendo nutrida pelo humor aquoso, pelo filme lacrimal, e por difusão de vasos presentes no limbo. A refração, ou seja, o grau dos óculos, depende da curvatura da córnea;

Dessa forma, esse tecido está diretamente relacionado a uma boa visão. Uma córnea saudável é transparente, permitindo a entrada de luz. Algumas patologias estão associadas à curvatura da córnea, como o ceratocone; e outras, à saúde da córnea, como úlceras, degenerações e distrofias.

Portanto, o transplante de córnea é indicado quando uma de suas características é perdida: transparência, curvatura ou regularidade. Em casos de curvatura avançada nos quais a visão não é corrigida com lentes de contato e não ha indicação de anéis ou crosslinking, o transplante de córnea pode ser necessário.

O Transplante de Córnea é uma cirurgia que consiste em substituir uma córnea doente por uma córnea saudável, a fim de melhorar a visão ou corrigir perfurações oculares.

Reunimos aqui, as dúvidas mais frequentes com relação à cirurgia de Transplante de Córnea:

1 - QUEM TEM INDICAÇÃO PARA TRANSPLANTE DE CÓRNEA?

O transplante de córneas é indicado para quem perdeu a transparência da córnea, seja ela por trauma ou por doença.

2 - COMO EU FAÇO PARA ENTRAR NA FILA PARA TRANSPLANTE DE CÓRNEA?

O paciente deve consultar com um médico oftalmologista especialista em córnea. Após realização de exame, se houver indicação para transplante de córnea, o médico irá solicitar uma córnea por meio da ficha de inscrição que será encaminhada a Central Estadual de Transplantes (CET/PR). 

3 - QUAL A MINHA POSIÇÃO NA FILA DE TRANSPLANTE DE CÓRNEA?

A fila de espera para transplante funciona de ordem cronológica, ou seja, por data de inscrição. A posição na fila é informada pela CET/PR. 

4 - QUANTO TEMPO DURA A CIRURGIA DE TRANSPLANTE DE CÓRNEA?

O transplante de córnea dura em média uma hora.

5 - QUAL É A ANESTESIA UTILIZADA NO TRANSPLANTE DE CÓRNEA?

O tipo de anestesia usado no transplante varia de acordo com a necessidade de cada paciente, podendo ser tópica, local ou geral.

6 - COMO SE RETIRA OS PONTOS?

A retirada dos pontos é realizada pelo médico com o auxilio de um microscópio.

7 - O RESULTADO DO TRANSPLANTE DE CÓRNEA É IMEDIATO?

O resultado da cirurgia de transplante de córneas é progressivo e a recuperação total depende da correta observação das orientações médicas sobre os cuidados necessários e uso das medicações prescritas.

8 - O QUE DEVO FAZER PARA QUE MEU TRANSPLANTE SEJA UM SUCESSO?

  • Comparecer aos retornos médicos;
  • Fazer uso dos medicamentos prescritos;
  • Manter boa higienização do rosto.

9 - COMO POSSO SER UM DOADOR DE CÓRNEA?

Hoje, no Brasil, para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar sua família do desejo da doação. A doação de órgãos só acontece após autorização familiar.

A Oftalmoclínica Curitiba é um dos serviços autorizados pelo Ministério da Saúde a realizar transplantes em Curitiba. Para maiores informações, agende uma consulta com um de nossos especialistas em córnea ou seguimento anterior.

0 comentários

Deixe seu comentário