Emergência oftalmológica exige diagnóstico rápido e preciso

emergency_icon

Todos os dias dezenas de casos de emergência oftalmológica dão entrada em Hospitais e Clínicas especializadas. Nessa hora, o tempo e a qualidade do serviço prestado são essenciais para a preservação da saúde ocular. Cerca de 95% dos casos são problemas que podem ser rapidamente tratados, como conjuntivite e alergias. Porém, alguns casos podem ser mais graves, como perfurações, hemorragias intraoculares e exposição a produtos químicos.

Independente da natureza e gravidade da ocorrência, o primeiro atendimento de urgências oftalmológicas é muito importante, pois garante, além do diagnóstico rápido e correto, melhores chances de um tratamento eficaz.

Em casos de queimaduras químicas, por exemplo, a substância vai aprofundar a lesão ocular até ser completamente eliminada do olho. Portanto, quanto maior a rapidez em identificar o problema e realizar a limpeza, maior a probabilidade de eliminação de danos irreversíveis à córnea e à conjuntiva. O descolamento de retina também é um quadro que exige rapidez, pois quanto maior o tempo de espera pela cirurgia, menores as chances de recuperação de visão.

Quando existe a presença de corpo estranho nas camadas superficiais do olho, ele pode ser retirado no consultório de maneira rápida e simples. Porém, em casos de perfurações, é necessário encaminhamento para serviço especializado em cirurgia de córnea.

Segundo informações da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), a maior parte das entradas nos serviços de emergência tem diagnóstico de conjuntivite (28%), seguida por corpo estranho na parte externa do olho (13%) e ceratite (inflamação da córnea), com 6,5% dos casos. Aproximadamente 65% das emergências podem ser tratadas com uso de medicação tópica (colírios e pomadas).

Como muitas vezes os sintomas podem ser parecidos, é importante que em caso de sensação incômoda nos olhos ou acidentes envolvendo essa região, um serviço de emergência oftalmológica seja procurado com rapidez. O ideal é que o paciente se dirija a um local no qual possa realizar exames e se necessário, cirurgia.

A Oftalmoclínica Curitiba oferece atendimento de emergência 24 horas, contando também com modernos equipamentos de diagnóstico e centro cirúrgico capacitado a operar todas as áreas da oftalmologia, incluindo descolamento de retina e transplante de córnea.

0 comentários

Deixe seu comentário