Doenças da retina podem ser controladas se descobertas a tempo

As doenças da retina são as principais causas de cegueira nos países desenvolvidos. Entre elas, destacam-se a degeneração macular relacionada à idade e a retinopatia diabética. Porém, a ciência e as novas tecnologias têm permitido precisão e eficiência no diagnóstico e tratamento dessas doenças.

Visão normal e com Retinopatia Diabética. Visão normal e com Retinopatia Diabética.

 

Por meio da combinação da Tomografia de Coerência Óptica (OCT) - espécie de ecografia que, ao invés do som, utiliza a luz para nos dar uma imagem do olho – e das terapias intravítreas, que têm se mostrado cada vez mais eficazes, os portadores de degeneração macular e retinopatia diabética contam com ótimas opções no tratamento desses quadros.

Entretanto, para que o tratamento tenha sucesso, é preciso um diagnóstico precoce dessas doenças. Os tratamentos impedem a progressão da doença, mas não revertem os danos já causados. Por isso, é importante que pessoas acima de 50 anos e portadores de diabetes façam visitas regulares ao oftalmologista.

Confira 3 dicas que ajudam a preservar a saúde da retina:

Não fumar: já sabemos que o tabaco causa câncer e problemas cardiovasculares. Porém, poucos sabem que, por ser um fator de risco para a degeneração macular relacionada à idade, o cigarro também pode causar cegueira;

Consultar o oftalmologista: Pessoas que possuem diabetes ou mais de 50 anos devem ir a uma consulta anual com o oftalmologista para, assim, descobrir previamente sinais de risco, como lesões no fundo do olho;

Evitar dietas ricas em gordura: A comida muito rica em gordura aumenta a incidência de degeneração macular relacionada à idade.

 

0 comentários

Deixe seu comentário