Casos de catarata devem aumentar em todo o mundo

gadget-game-aged-grandfather-relationship_1262-2688

A maioria dos casos de catarata tem relação com a idade. Isso significa que acontecem devido ao envelhecimento e desenvolve-se lentamente ao longo de vários anos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas.

Como a expectativa de vida da população mundial está aumentando, o número de pessoas com catarata também tende a crescer. A causa mais comum de catarata é o envelhecimento natural do organismo, denominada catarata senil ou catarata relacionada à idade, que aumenta de frequência após os 60 anos de idade. Além disso, a catarata pode ser congênita ou causada por inflamação, trauma, radiação, medicamentos ou doenças crônicas como a diabetes. 
As pessoas com cataratas queixam-se de visão nublada, desfocada ou reduzida, dificuldade para enxergar à noite ou em ambientes com pouca luz, sensibilidade ao sol e visão dupla.

Na fase inicial, os sintomas podem ser aliviados com o uso de óculos. Porém, com o avanço do quadro, o único tratamento eficaz é uma cirurgia, que por meio da substituição do cristalino por uma Lente Intraocular, devolve ao paciente a autonomia visual.

 

0 comentários

Deixe seu comentário