Alimentação saudável pode prevenir doenças oculares

• Sem categoria

alimentação

Não é nenhuma novidade o fato de que uma alimentação balanceada contribui para uma saúde melhor. Médicos e nutricionistas de todo o país concordam que muitos problemas de saúde da vida moderna poderiam ser evitados por uma dieta equilibrada com a presença de todas as vitaminas e nutrientes que o corpo necessita.

E é claro que alguns alimentos contribuem com a saúde de áreas específicas do nosso corpo. Óleos de peixes e frutas ou vegetais vermelhos e amarelos possuem antioxidantes e vitaminas que podem ajudar na prevenção de alguns problemas de visão.

Uma dieta deficiente em ômega 3 e vitaminas A e E pode ocasionar problemas como fotofobia (sensibilidade à luz), olhos secos, distúrbio de percepção de cores e cegueira noturna.

Confira dicas de alimentos que podem contribuir para a saúde da visão:

A cebola e o alho agem como dilatadores dos vasos sanguíneos e diminuem a pressão arterial, prevenindo o glaucoma, doença que pode causar cegueira irreversível.

Já alimentos como laranja, tangerina, morango, maçã, mamão papaia, cereja, amora, framboesa, couve, cenoura, brócolis, ovos e azeite extra virgem possuem substâncias que auxiliam na prevenção de doenças que deterioram a mácula ou a retina.

Por meio do estimulo da circulação sanguínea, a ingestão de peixes como sardinha, bacalhau, atum e salmão – fontes de ômega 3, vitaminas A, B, D e E -também contribui para a boa saúde dos olhos.

Com a simples inserção desses alimentos na dieta, é possível prevenir ou atrasar o surgimento de doenças oculares graves, que possuem tratamento complexo e demorado.

Além da alimentação saudável, é necessário cuidado com a região dos olhos por meio do uso de óculos escuros e protetor solar e a realização de exames anuais que podem diagnosticar problemas visuais ainda no início.